quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Avaliação Final - ANALISE DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA - Leonilda Picolo


Obra de Arte Tropical - 1917
Anita Mafaltti


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE JALES
CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia C. Jacomassi.
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski
Aluna Profª Leonilda Aparecida da Silva Picolo.
AVALIAÇÃO FINAL – ANÁLISE DE PROPOSTA DE ATIVDADES DE LEITURA E ESCRITA

Disciplina:Educação Artística e Geografia
Série: 6º - Ensino Fundamental

PROPOSTA DE LEITURA

01) Fazer um questionamento junto aos alunos sobre a artista e sua obra. Fazer uma análise fomal e informal sobre a obra Tropical de Anita Mafaltti,analisar o que está explicito e implicito respondendo as perguntas abaixo. Quais as cores que mais aparecem na obra? São cores quentes, cores frias, neutras? Existem sombras? Aparecem formas geométricas? As linhas, são grossas, finas, curvas, quebradas, retas? Aparecem em grande quantidade na horizontal, na vertical ou inclinada? O que está em 1º plano? O que vemos no fundo da obra? Quais sensações despreta em você esta obra de arte? O que esta pessoa representa? Qual idade, profissão, é alegre, triste?


Ao analisarmos uma obra de Arte checamos várias informações, onde podemos explorar nas diversas áreas de conhecimento o contexto cultural existente na obra e sua representação.
Em Educação Artística podemos explorar o contexto histórico, expressões corporais em jogos teatrais, os sons na musicalidade, análise formal (objetiva) e análise interpretativa (subjetiva).

capacidade de leitura

-Ativação do conhecimento prévio;
-Checagem de hipótese;
-Inferências de informaçõeslocais e grobais;
-Leitura da obra e levantamento de hipótese;
-Localização de informação explicita e implicita;
-Apreciação dos valores ético e político;
-Percepção de intertextualidade no contexto;

Proposta de atividade (escrita)

O trabalho será desenvolvido por etapas explorando os signos verbais e não verbais:
1-Analise oral coletiva;
2-Escrever a análise da leitura da obra;
3-Fazer a releitura da obra;

Morena Tropicana
Alceu Valença

Composição: Indisponível


Da manga rosa
Quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti juá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá...

Pele macia
Ai! carne de cajú
Saliva doce
Doce mel
Mel de uruçu...

Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vem me desfrutar
Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vou te desfrutar...

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Da manga rosa
Quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti juá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá...

Pele macia
Ai! carne de caju
Saliva dôce
Dôce mel
Mel de uruçu...

Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vou te desfrutar
Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vem me desfrutar...

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Morena Tropicana!...

Capacidade de Escrita

Conteúdo: linguagem musical "Morena Tropicana"
gênero em questão: análise escrita da obra contextualizando-a com a música;
análise da linguagem musical cotidiana e metafórica;
Elementos do contexto de produção: alunos,comunidade;

Proposta de leitura

1- Ler a música e elencar o possível assunto;
2- Relacionar a letra da música com a obra e verificar se houve intertextualidade;
3- Identificar e relacionar a letra da música e os frutos existente na obra;
4- Observar a obra "Tropical" de Anita Mafaltti e encontrar relações com a matemática;
5-Ler a biografia da artísta Anita Mafaltti e identificar relações no contexto cultural externo e em seu país de origem (Brasil)especialmente na agricultura;
6- Pesquisar a localização geografica relacionada com o período e local representado na obra e na música.

Capacidades desenvolvidas

A- Na primeira questão, as capacidades de leitura e escrita desenvolvidas são:levantamento do conhecimento prévio e levantamento de hipóteses,permitindo envolver a descoberta dos principais fenônemos naturais implicito na obra e na música com a produção de textos;
-1 Capacidade elencada a partir da experiência do leitor;
-2 Na leitura desenvolve a percepção das linguagens verbais e não verbais;
B- Na segunda questão, a checagem de hipóteses desenvolvidas na capacidade de leitura visual e oral,dando que a propósta solicita a leitura da música e da obra, e após te-la desenvolvida é que se checa os resultados, e se elas se confirmam;

C- Terceira questão,as capacidades desenvolvidas foram: informação e a inferência na saúde e qualidade de vida, onde o leitor a partir dos elementos presentes na música e obra, pudessem compreender e perceber relações entre elas;

D- Na quarta questão as capacidades de leitura desenvolvidas são: levantamento de hípoteses a partir dos elementos presentes na obra, inferências onde o leitor necessita buscar informações explicitas no segundo e terceiro plano da obra para visualisar linhas paralelas, ângulos agudos e obtusos;

E- A quinta e sexta questão as capacidades desenvolvidas foram as localizaçôes geográficas, as produções agrícola no ramo de frutas e a comparação com a região,local onde os aluno residem, presente como necessidade natural a apreciação dos valores éticos e políticos;

Profª Aluna Leonilda Aparecida da s. Picolo

A natureza é sábia.Sábia abundante e paciente. Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos.Abundante em sua diversidade...
(autor desconhecido)

Avaliação - Relato comentado -Leonilda Picolo

Avaliação – relato de “O milagre brasileiro”

O milagre brasileiro foi o resultado de uma conjuntura econômica internacional onde os paises imperialistas procuravam a produzir a custo baixo. P ara tanto, procuravam os países atrasados, onde se processava uma política de arrocho salarial.
Internamente, o “milagre” resultou de um grande desenvolvimento industrial fundamentado na produção de bens de consumo, numa austera política salarial e nas concessões de privilégios e vantagens aos empresários internacionais, o que estimulou uma maior aplicação de capital, principalmente estrangeiro no Brasil.
Esse “progresso” econômico causou uma euforia consumista, onde a classe média, beneficiada por altos salários, passou a consumir em larga escala e a praticar especulações imobiliárias.
Mas o grande beneficiado pelo “milagre” foi o capital estrangeiro, que praticamente passou a dominar a economia nacional, “engolindo a pequena e média empresa e aumentando o endividamento externo, que passou a consumir uma parcela da renda considerável a riqueza nacional”.
Para se ter uma idéia do percentual de crescimento da dívida externa brasileira nos últimos dezoito anos, basta atentar para alguns dados estatísticos que nos informam que a dívida externa do Brasil, em 1964, era de 2,5bilhões de dólares e, em 1982, ultrapassava os 80 bilhões.
Enquanto o capital estrangeiro apossava da economia nacional, através do endividamento externo, altas taxas de crescimento econômico ocorriam devido ao crescimento industrial. Entretanto a maioria da população tinha seu salário real diminuído.



RELATO
: REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL

Formado por duas substâncias, sendo uma corrosiva e outra venenosa, mas juntas formam uma substância plácida que contém sabor.
Parece ser um produto natural, porém cientificamente constatamos que surgiu da união de dois produtos de alta perigosidade.
Sabemos que a partir desta reação química podemos ingerir de forma que não prejudica a saúde, que serve de tempero aos alimentos quando usado em pequena quantidade, e utilizado em grande quantidade serve para conservar carnes ou peixes em contato direto com os raios do sol.
Até que ponto examinar um grão de sal e perceber seu valor?
E até que ponto compreender o universo à nossa volta?
Para cada elemento foi disponibilizado um nome e um símbolo que o represente. Um caderno, um lápis uma carteira, são objetos que ocupam lugar no espaço, então isto é matéria.
No universo a via Láctea, as nuvens, estrelas, a formação das gotas de orvalho nas folhas, a lua que parece nos acompanhar, nas estações do ano e porque em uma época faz frio em outra faz calor, sabemos que algumas destas questões temos explicações outras ainda prevalecem à força da intuição e necessidade de muita observação e estudo.
Por ser baseada na experimentação, na disposição de desafiar o velho para uma abertura de novas descobertas para ver o universo como realmente é. Por isso a ciência requer coragem e sabedoria para investigar e questionar, pois o objetivo da ciência é compreender de que forma o mundo funciona.Apesar da mentalidade cientifica examinar o mundo com atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir.
Vejamos, o grão de sal é um cristal que contém o cloro de um gás mortal e o sódio, um metal corrosivo que juntos passam por reação química que se torna não ofensivo. Para obtermos melhores informações precisamos da orientação da disciplina de Química.





RELATO - SE UM VIAJANTE NUMANOITE DE INVERNO
ITALO CALVINO

Ítalo Calvino quer despertar no leitor o interesse pela leitura do seu romance ensinando diferentes maneiras de pratica-la, levantando hipóteses para despertar a curiosidade sobre o assunto a ser tratado.
Ele engloba diversas formas saudáveis para insistência na leitura, desde a boa maneira para relaxar, faz todo um ritual para que a pessoa fique a vontade e se concentre na leitura do seu novo romance “Se um viajante numa noite de inverno”.
Nota-se uma contribuição do autor, para uma seletividade que organiza os processos em que a própria memória vai se estruturando para criar hábitos saudáveis para a leitura.
Ítalo, com este ritual quer trabalhar nos processos de conscientização do individuo. A cultura também influencia a visão de cada um para a importância da leitura, orientando para seus interesses, suas necessidades propondo possíveis ou desejáveis formas para participação social dependendo dos objetivos e ideais.
Com estímulo, a sensibilidade do indivíduo é aguçada e aculturada para a busca constante de novas leituras.Nessa integração que se dá de potencialidades individuais com possibilidades culturais a serem desenvolvidas.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO FINAL-ANÁLISE DE PROPOSTA DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JALES
CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Supervisora : Maria Aparecida S. C. Neves
ATP: Tamar Naline Shumiski
Avaliação final- Análise de propostas de atividades de leitura e escrita .
Aluna - professora: Maria de Lourdes Assunção Dyna

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Após trabalhar com uma unidade de livro didático que trazia letras de canções para análise, um professor deu a instrução que segue para a produção de textos.

Hora do texto

Pais E Filhos
Legião Urbana
Composição: Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá

Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe
O que aconteceu...
.Ela se jogou da janela
Do quinto andar
Nada é fácil de entender...
Dorme agoraUuuhum!
É só o vento
Lá fora...
Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui
Com vocês
Estou com medo
Tive um pesadelo
Só vou voltar
Depois das três...
eu filho vai ter ]
Nome de santo
Quero o nome
Mais bonito...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã ]
Por que se você pararrá pensar
Na verdade não há..

.Me diz, por que que o céu é azul
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim...
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua
Não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar...
Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
Huhuhuhu!...Oh! Oh!...

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Por que se você parar
Prá pensar
Na verdade não há..

.Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais
Não lhe entendem
Mas você não entende seus pais..

.Você culpa seus pais por tudo
E isso é absurdo
São crianças cmo você
O que você vai ser
Quando você cresccer

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Produção de textos

Escreva um texto dissertativo sobre música. Seu texto deve ter a extensão mínima de uma página.

Antes de entregá-lo, releia-o procurando ver:

· se suas idéias estão claras;
· se ele apresenta coesão;
· se ele está de acordo com a norma culta no que diz respeito à ortografia e à gramática;
· se ele está legível.

O texto abaixo foi escrito por um aluno do Ensino Médio

O PODER DA MÚSICA

Existe música para todos os gostos e todas as ocasiões. A década de 60, no Brasil, foi
uma época de muitas repressões e restrições, as canções dessa década mostram perfeitamente
isso. As canções podem falar de amor, de política ou simplesmente retratar a realidade.
Há pessoas que gostam de escutar canções calmas, outras que preferem as mais agitadas.
Algumas pessoas gostam de música só com os instrumentos e outras com um cantor.
A história nos mostra o poder curativo das canções, não que ela seja um remédio
milagroso, mas para algumas doenças, ela pode levar à cura. Existem estudos que comprovam e
demonstram essa propriedade da música.
As canções podem ter um caráter ilustrativo, ou seja, demonstrar uma situação ou fato
ocorrido. No Brasil, podem-se citar as músicas feitas na década de 60, elas mostram
perfeitamente a repressão da época da ditadura militar no Brasil, muitos compositores foram
expulsos do país, por causa das letras das músicas.
Os compositores podem escrever as letras das músicas que lhes convier, alguns escrevem
falando sobre o amor, outros relatam o que está acontecendo com o Brasil, como a música
“Comida”, de Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer, que falam claramente do desejo da
população brasileira.
A música pode ser um excelente remédio ou poderosa arma, felizmente o homem a está
usando por um bem, individual ou coletivo. Não importa o tipo ou a hora em que se ouve música, Existe música para todos os gostos e todas as ocasiões. A década de 60, no Brasil, foi
uma época de muitas repressões e restrições, as canções dessa década mostram perfeitamente
isso. As canções podem falar de amor, de política ou simplesmente retratar a realidade.
Há pessoas que gostam de escutar canções calmas, outras que preferem as mais agitadas.
Algumas pessoas gostam de música só com os instrumentos e outras com um cantor.
A história nos mostra o poder curativo das canções, não que ela seja um remédio
milagroso, mas para algumas doenças, ela pode levar à cura. Existem estudos que comprovam e
demonstram essa propriedade da música.
As canções podem ter um caráter ilustrativo, ou seja, demonstrar uma situação ou fato
ocorrido. No Brasil, podem-se citar as músicas feitas na década de 60, elas mostram
perfeitamente a repressão da época da ditadura militar no Brasil, muitos compositores foram
expulsos do país, por causa das letras das músicas.
Os compositores podem escrever as letras das músicas que lhes convier, alguns escrevem
falando sobre o amor, outros relatam o que está acontecendo com o Brasil, como a música
“Comida”, de Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer, que falam claramente do desejo da
população brasileira.
A música pode ser um excelente remédio ou poderosa arma, felizmente o homem a está
usando por um bem, individual ou coletivo. Não importa o tipo ou a hora em que se ouve música,
o importante é a tranqüilidade que ela nos passa. As pessoas encontram música em tudo, do
assobio de um pássaro a um barulho de um motor em pleno funcionamento.
Realmente a música tem poder curativo para alma.

As propriedades dos textos trabalhados e os objetivos de ensino.
O conjunto das capacidades será desenvolvido apenas com a diversificação das atividades realizadas.
Importante também é diversificar o modo de conduzir as atividades – trabalho individual,
em duplas, coletivo, escrito ou oral, anterior, concomitante ou posterior à leitura etc.
Com essa perspectiva, selecionem as capacidades a desenvolver e proponham alguns
procedimentos/atividades para esse desenvolvimento. Para tanto, podem utilizar como
referencial os procedimentos e propostas de atividades apresentados que segue.

Capacidades de compreensão

COMO DESENVOLVER

Ativação de conhecimentos prévios .

Antes da leitura do texto propriamente dito, retomar conteúdos relacionados; fazer perguntas sobre o assunto, visando garantir a socialização desses conhecimentos; quando alguma dessas perguntas ficar sem resposta, e ela for importante para a possibilidade de compreensão do texto, o professor deve antecipar esse conteúdo; etc.

Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades dos textos (levantamento de hipóteses) Antecipação ou predição de conteúdos: a partir da leitura do título, ou das informações sobre o autor do texto (papel social), incitar os alunos a antecipar conteúdos do texto a ser lido. Em alguns casos, essas perguntas podem se dar ao longo da leitura, em relação ao que está por vir, levando em conta o que já foi lido.
Antecipação ou predição de propriedades dos textos: a partir do reconhecimento prévio ou de uma informação explícita do professor de que se trata de um exemplar de um gênero X ou Y (artigo de opinião, crônica), incitar o aluno a antecipar elementos e conteúdos do texto a ser lido.

Checagem de hipóteses .

Durante a leitura do texto, o professor deve ir retomando as hipóteses (antecipações) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas. Se necessário e adequado, pode-se durante esse processo levantar outras hipóteses.

Localização e/ou cópia de informações

Em função dos objetivos da leitura, algumas atividades devem favorecer a localização de informações cruciais do texto por meio de perguntas que dirigem o olhar do aluno para tais aspectos (conceitos ou relações que devem ser garantidos etc). Procedimentos tais como sublinhar, copiar e iluminar informações relevantes devem ser estimulados para auxiliar o aluno a buscar pelas passagens essenciais e abandonar informações periféricas.

Comparação de informações .

Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a
comparar/contrastar informações presentes no próprio texto de modo a auxiliá-lo, por exemplo, na identificação da tese, de argumentos, do conflito central, na realização de resumos etc. Por outro lado, atividades que o estimulem a comparar informações do texto com outras presentes em diferentes textos (orais ou escritos) favorecem a percepção de relações de intertextualidadeou até mesmo de interdiscursividade, ampliando a compreensão e estimulando a leitura crítica.

Generalização

Essencial para a realização de síntese da leitura (e estreitamente relacionada às duascapacidades anteriores), esta capacidade pode ser estimulada por meio de perguntas ou discussões que levem o aluno a reconhecer características comuns ou regulares a dados ou acontecimentos singulares e a extrair uma regra ou princípio geral pela observação de exemplos particulares, trechos enumerativos, descritivos ou explicativos etc. Mais do que saber dizer sobre o tema tratado, é importante que o aluno possa dizer o que o autor pretendeu com aquele texto – explicar o funcionamento do sistema nervoso, defender sua posição em frente à questão da redução da maioridade penal etc. Num segundo nível, pode-se também focar o essencial dessas explicações ou argumentações – qual a posição/tese que o autor defende e os principais argumentos que sustentam sua posição.

Produção de inferências locais

É possível levar o aluno a, considerando o contexto imediato do texto, deduzir o sentido de uma palavra desconhecida, identificar o referente de pronomes, relacionar expressões sinônimas ou equivalentes, compreender termos que retomam ou antecipam informações etc.

Produção de inferências globais

Perguntas ou discussões podem favorecer que o aluno perceba o que não está dito explicitamente no texto, mas está pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreensão se efetive. Chamar a atenção para pistas que o autor deixa no texto, tais como escolhas lexicais específicas, construções enfáticas, uso de operadores argumentativos, presença de linguagem figurada, ironia etc., são maneiras de favorecer inferências globais. Também colabora para isso o estabelecimento de relações produtivas entre as informações presentes no texto e a recuperação do contexto de produção do texto. Em qualquer um dos casos, fazer a distinção entre as inferências autorizadas pelo texto (marcadas pelas pistas ou determinadas pelo contexto de produção) e aquelas que não são autorizadas (fruto de uma interpretação
excessivamente “livre” e pessoal) é fundamental.

Capacidades de apreciação e réplica do leitor em relação ao
texto (interpretação, interação)

COMO DESENVOLVER

Recuperação do contexto de produção do texto
Focalizar – por meio de levantamento, estudo, pesquisa, perguntas, discussões etc. – qualquer um dos elementos que compõem o contexto de produção do texto (autor, lugar social que ocupa, esfera social em que o texto circula, veículo em que é divulgado, momento histórico em que foi produzido, intenções comunicativas do autor, leitores presumidos, interlocutores contemporâneos etc.) é um procedimento essencial que favorece outras capacidades de leituraaqui elencadas, tais como a ativação de conhecimentos prévios, a predição de conteúdos, a realização de inferências globais, a elaboração de apreciações estéticas ou afetivas e as relativas a valores éticos ou políticos etc.

Definição de finalidades e metas da atividade de leitura .

A situação de leitura define suas finalidades e metas. Logo, principalmente na situação escolar que tende a ser “artificial”, na medida em que nem sempre é o leitor que define o que, por que e para que vai ler, é essencial explicitar ou criar a situação de leitura por meio de recursos que podem ser autênticos (ler para buscar uma informação específica ou estudar, por exemplo) ou simulados (imagine que você vai ler esse texto para participar de um debate sobre o assunto, por exemplo).

Percepção de relações de intertextualidade

Quanto maior é o número de relações que o leitor estabelece entre o que está lendo e o que já leu, ouviu, conversou, assistiu etc. sobre o mesmo tema, mais efetivo é o diálogo que ele trava com o texto.
Assim, por meio de comentários, perguntas, retomadas, solicitação de pesquisas etc., é muito útil “refrescar sua memória” lembrando-o de conteúdos presentes em outros textos relacionados ao que está lendo, imaginando outros textos possíveis. Segundo Bakhtin, todo texto é de alguma forma resposta a textos anteriores e está prenhe de respostas ulteriores.

Percepção de relações de interdiscursividade .

O mesmo princípio anterior vale para esta capacidade no que diz respeito, agora, não a conteúdos do texto, mas a outros discursos aos quais o texto em questão remete. Assim, por exemplo, muitas vezes só é possível compreender uma referência, uma nota bibliográfica, uma ironia ou mesmo realizar uma inferência quando se leva em conta os discursos com os quais o texto dialoga, o que sempre inclui para além dos textos os contextos de produção desses textos. Atividades que levem o aluno a identificar ou explicitar tais diálogos favorecem esta capacidade.

Percepção de outras linguagens

Principalmente quando se preserva o portador original do texto a ser lido (por exemplo, uma
notícia de jornal no próprio jornal), perguntas e discussões que focalizam o paratexto verbal e não-verbal que geralmente acompanha o texto (imagens, gráficos, tipos de letras, manchetes, boxes etc.) contribuem para a compreensão do texto como um todo.

Elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas .

Ler o texto, encarando-o como uma construção deliberada do autor e ser capaz de apreciar seus efeitos de sentido, identificando os recursos da língua que o autor mobiliza para produzi-los, é uma capacidade bastante sofisticada e que leva o leitor a, de fato, fruir o texto. Assim, exercícios que levem o aluno a identificar uma organização textual bem feita, uma escolha lexical particularmente interessante, uma construção sintática feliz, um certo modo de encadear os argumentos, o uso de uma metáfora elucidativa,
uma paragrafação rigorosa, a precisão no uso da língua etc., são maneiras de não só ampliar a capacidade de compreensão do texto em questão, mas também de formar o leitor (e o escritor) em geral que, a partir disso, terá mais condições para emitir opiniões de cunho mais efetivo sobre o texto.

Elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos

Para ser capaz de realizar a réplica crítica ao texto, avaliando em que medida há concordância ou discordância com o autor, a coerência interna do texto, as conseqüências e desdobramentos das
posições ali assumidas, os valores que expressa, as atitudes a que induz etc., é necessário estimular o aluno por meio de perguntas, discussões, comparações a outros textos e discursos, debates etc. que extrapolem o texto em questão. Mas não bastam perguntas do tipo “Qual é a sua opinião sobre o assunto?” ou “Você concorda com x?”, o que pode simplesmente suscitar superficialidades do que ele já pensa a respeito. É preciso oferecer elementos para que o aluno possa pensar coisas novas, aprofundar suas análises etc.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Atividade 11- Apreciação de valores éticos e políticos

A esposa tenta explicar ao marido que eles estavam ameaçados por um tipo mais sério de insubordinação pois ela suspeitou que o acontecimento envolvia algo mais sério, como uma rebelião dos operários contra os patrões. ( É como se ela tivesse percebido que os operários quizessem fazer aquilo com os próprios patrões e assim fazer justiça).
.

Atividade10- Apreciação dos valores éticos e políticos

Esse massacre de gatos foi relacionado pelo autor às condições sociais de trabalho na Paris da Europa pré-industrial sim , pois isso tudo aconteceu como forma de reivindicação dos direitos dos operários, embora os patrões não soubessem que o miado do gato ouvido por vários dias , era uma imitação realizada pelos operários. O massacre se deu no inicio da industrialização, onde os operários não eram valorizados e as condições sociais eram precárias, levando- os a fazer justiça com as próprias mãos, massacrando os gatos que nada tinham a ver com as condições sociais em que eles se encontravam, e ainda satirizando e provocando humor.

sábado, 3 de novembro de 2007

Atividade 9 - Apreciação de valores éticos e políticos

Darnton conta que os operários fizeram uma cerimônia no momento de matar os gatos , fingindo um julgamento verdadeiro . Consideram os animais culpados e após ministrar-lhes os últimos ritos , os enforcam em meio a um delírio de alegria , desordem e gargalhadas. Haveria um significado simbólico nessa cena? Sim . Os gatos ocuparam um lugar especial na casa da rua Saint-Séverin e a mulher do patrão os adorava . Tinha um tratamento melhor do que os próprios operários . Com isso os operários se indignaram e se acharam no direito de fazer justiça com as próprias mãos. Na verdade os operários fizeram rituais como se estivessem pendurando em forcas os próprios patrões.

Atividade 8 - Recuperação do contexto de produção

O texto de Darnton faz alguns comentários sobre a situação geral da França .
As condições de trabalho nas gráficas do século XVIII, pelo que observamos no texto, eram os precárias . Os operários não eram valorizados, recebiam maltratos, trabalhavam muito , não tinham um lugar adequado para dormir , viviam em condições sub- humanas , e até os gatos recebiam melhor tratamento. E quanto ao contexto apresentado, nos relata um momento histórico sobre o período pré- industrial em que os antigos mestres começam a transformar-se em capitalistas e a contratar empregados apredizes em troca de moradia e alimentação . Os apredizes não recebiam salários e quando aprendiam a profissão , abriam suas próprias oficinas.

Atividade 6 - Vozes do discurso

Qual o recurso de linguagem o autor utiliza para introduzir a narrativa do operário e da sua própria narrativa? Ele usou o discurso em terceira pessoa; " O operário , Nicolas Contat, contou a história numa narrativa (...) .
A voz do aprendiz representa a linguagem do povo, é a linguagem utilizada no inicio dos contos: Havia dois aprendizes (...) ; Certa noite(... ).
Se é um outro ponto de vista usa-se um documento fonte-relato popular muito parecido com o conto de fadas.

ATIVIDADE 3- Situação de produção

A o interpretar um texto, é importante saber quem é o autor, a data de publicação, qual sua esfera de circulação e o campo de conhecimento com o que trabalha ?

Sim é necessário conhecermos o autor os outros itens relacionados acima, para que possamos localizar a época da publicação , entender e interpretar o texto de forma contextualizada. A partir dos dados acima poderemos antecipar o que o texto nos relata, e ao ler confrontaremos com os conhecimentos já adquiridos.

Atividade 2- Checagem de hipóteses

"OS TRABALHADORES SE REVOLTAM: O GRANDE MASSACRE DE GATOS NA RUA SAINT-SÉVERIN"
Depois de ler o texto checamos que a predição estava correta, realmente o texto
, relata as diferenças com as quais operários e gatos eram tratados.Os operários estavam revoltados por tanta injustiça, pois eram maltratados e só comiam as sobras das refeições dos gatos (as vezes nem mesmo os gatos comiam aquela alimentação oferecida), além de serem tratados com carinho e respeito, enquanto os operários não tinham vida digna . Dormiam em um quarto sujo e gelado, levantavam cedo e faziam tarefas o dia inteiro e nada recebim para comer, recebiam somente as sobras e não tinham o descanso merecido . Então Léveillé , que tinha um talento extraordinário para imitação resolveu pregar uma peça nos patrões; subiu no telhado e pôs-se a imitar o miado dos gatos por várias noites, até que os patrões pensando estar enfeitiçados , ordenaram que dessem sumiço nos gatos e assim o fizeram com muito humor , gargalhadas e brincadeiras , e assim vingaram dos patrões.

Atividade 1- Predições ou levantamento de hipóteses

"OS TRABALHADORES SE REVOLTAM: O GRANDE MASSACRE DE GATOS NA RUA SAINT-SÉVERIN"
O texto mostra o tratamento que os trbalhadores recebiam , eram maltratados pelos seus superiores e esses funcionários eram comparados com gatos , que eram tratados melhores do que os seres humanos.Isso causa revolta, gatos serem melhor cuidados do que o próprio homem
E por isso os trabalhadores fizeram um verdadeiro massacre com os gatos de estimação dos seus patrões.

RELATÓRIO CIENTÍFICO


COMO VIBRAM AS CORDAS DA GUITARRA?


RESUMO
O trabalho proposto comprova por meio de experiência a vibração das cordas da guitarra , e que o som muda de acordo com a espessura do elástico (corda) . Elástico mais fino, som mais agudo, elastico mais grosso som mais grave .

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O trabalho visa comprovar que o som da guitarra muda de acordo com a espessura da corda. O elástico mais fino produz som mais agudo e o elástico mais grosso produz um som mais grave.
Para comprovar que o som muda de acordo com a espessura do elástico(corda), será necessário utilizar os seguintes materiais: 1. três canetinhas coloridas 2. assadeira 3. elásticos de espessuras diferentes.
1 Coloque os elásticos em volta da assadeira. 2. Encaixe duas canetinhas entre a parte de cima da assadeira e os elásticos.3. Coloque a terceira canetinha sobre os elásticos segurando com os dedos. 4. Com a outra mão dedilhe os elásticos
,
RESULTADO
O som muda de acordo com a espessura do elástico (corda). Elástico mais fino, som mais agudo, elástico mais grosso, som mais grave. A mesma coisa acontece com as cordas de uma guitarra.

CONCLUSÕES
Isso acontece porque os elásticos finos e cordas mais finas de um instrumento de corda vibram mais rápido. E quanto mais rápido elas vibram, mais agudo é o som. Os elásticos e cordas mais grossos não vibram tão rápido e produzem sons mais graves. Quando colocamos a terceira canetinha, a gente diminui, encurta a parte que vaivibrar e o som fica mais agudo. É isso que os guitarristas, por exemplo, fazem com os dedos das mãos.

www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/02/

Levantamento de verbos de instrução-Planilha