quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Avaliação - Relato comentado -Leonilda Picolo

Avaliação – relato de “O milagre brasileiro”

O milagre brasileiro foi o resultado de uma conjuntura econômica internacional onde os paises imperialistas procuravam a produzir a custo baixo. P ara tanto, procuravam os países atrasados, onde se processava uma política de arrocho salarial.
Internamente, o “milagre” resultou de um grande desenvolvimento industrial fundamentado na produção de bens de consumo, numa austera política salarial e nas concessões de privilégios e vantagens aos empresários internacionais, o que estimulou uma maior aplicação de capital, principalmente estrangeiro no Brasil.
Esse “progresso” econômico causou uma euforia consumista, onde a classe média, beneficiada por altos salários, passou a consumir em larga escala e a praticar especulações imobiliárias.
Mas o grande beneficiado pelo “milagre” foi o capital estrangeiro, que praticamente passou a dominar a economia nacional, “engolindo a pequena e média empresa e aumentando o endividamento externo, que passou a consumir uma parcela da renda considerável a riqueza nacional”.
Para se ter uma idéia do percentual de crescimento da dívida externa brasileira nos últimos dezoito anos, basta atentar para alguns dados estatísticos que nos informam que a dívida externa do Brasil, em 1964, era de 2,5bilhões de dólares e, em 1982, ultrapassava os 80 bilhões.
Enquanto o capital estrangeiro apossava da economia nacional, através do endividamento externo, altas taxas de crescimento econômico ocorriam devido ao crescimento industrial. Entretanto a maioria da população tinha seu salário real diminuído.



RELATO
: REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL

Formado por duas substâncias, sendo uma corrosiva e outra venenosa, mas juntas formam uma substância plácida que contém sabor.
Parece ser um produto natural, porém cientificamente constatamos que surgiu da união de dois produtos de alta perigosidade.
Sabemos que a partir desta reação química podemos ingerir de forma que não prejudica a saúde, que serve de tempero aos alimentos quando usado em pequena quantidade, e utilizado em grande quantidade serve para conservar carnes ou peixes em contato direto com os raios do sol.
Até que ponto examinar um grão de sal e perceber seu valor?
E até que ponto compreender o universo à nossa volta?
Para cada elemento foi disponibilizado um nome e um símbolo que o represente. Um caderno, um lápis uma carteira, são objetos que ocupam lugar no espaço, então isto é matéria.
No universo a via Láctea, as nuvens, estrelas, a formação das gotas de orvalho nas folhas, a lua que parece nos acompanhar, nas estações do ano e porque em uma época faz frio em outra faz calor, sabemos que algumas destas questões temos explicações outras ainda prevalecem à força da intuição e necessidade de muita observação e estudo.
Por ser baseada na experimentação, na disposição de desafiar o velho para uma abertura de novas descobertas para ver o universo como realmente é. Por isso a ciência requer coragem e sabedoria para investigar e questionar, pois o objetivo da ciência é compreender de que forma o mundo funciona.Apesar da mentalidade cientifica examinar o mundo com atitude crítica, como se muitos mundos alternativos pudessem existir.
Vejamos, o grão de sal é um cristal que contém o cloro de um gás mortal e o sódio, um metal corrosivo que juntos passam por reação química que se torna não ofensivo. Para obtermos melhores informações precisamos da orientação da disciplina de Química.





RELATO - SE UM VIAJANTE NUMANOITE DE INVERNO
ITALO CALVINO

Ítalo Calvino quer despertar no leitor o interesse pela leitura do seu romance ensinando diferentes maneiras de pratica-la, levantando hipóteses para despertar a curiosidade sobre o assunto a ser tratado.
Ele engloba diversas formas saudáveis para insistência na leitura, desde a boa maneira para relaxar, faz todo um ritual para que a pessoa fique a vontade e se concentre na leitura do seu novo romance “Se um viajante numa noite de inverno”.
Nota-se uma contribuição do autor, para uma seletividade que organiza os processos em que a própria memória vai se estruturando para criar hábitos saudáveis para a leitura.
Ítalo, com este ritual quer trabalhar nos processos de conscientização do individuo. A cultura também influencia a visão de cada um para a importância da leitura, orientando para seus interesses, suas necessidades propondo possíveis ou desejáveis formas para participação social dependendo dos objetivos e ideais.
Com estímulo, a sensibilidade do indivíduo é aguçada e aculturada para a busca constante de novas leituras.Nessa integração que se dá de potencialidades individuais com possibilidades culturais a serem desenvolvidas.

Nenhum comentário: