domingo, 30 de setembro de 2007

Pesquisa- Relato de Experiência Científica .

Na esfera do discurso científico, é relevante esclarecermos que o Texto de Divulgação
Científica, é oriundo da junção de dois gêneros: o gênero discursivo e o
gênero jornalístico. O primeiro serve como fonte de informação e o segundo faz a adaptação
da informação de tal forma que seja compreendida pelos leitores. Ocorre uma heterogeneidade discursiva , na medida em que incorpora no seu fio discursivo tanto os recursos lingüísticos
daquele que lhe serve de fonte – o discurso científico – quanto daquele que
pretende atingir – o discurso jornalístico. É, portanto, no liminar entre uma e outra
prática discursiva no espaço do interdiscurso, que a atividade se desenvolve.
O diálogo, o contato com seu exterior discursivo é, aqui, o elemento chave do que
vem a ser este gênero discursivo.
Como podemos observar, é no espaço do interdiscurso que são feitas as adequações do
discurso científico ao público-alvo. Se em uma revista
especializada da área ou na revista VEJA, Super Interessante, Globo Ciência, Nova Escola,
dentre outras. Com essas asserções queremos ressaltar que a escolha lexical, lingüística, a
decisão da forma como será o título, a necessidade de um subtítulo, do acréscimo de uma
tabela, uma síntese ilustrativa, gravura, dentre outras possibilidades ao dispor do autor que
visam didatizar o texto.

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