quarta-feira, 26 de setembro de 2007

texto e leitura (antecipação de conceitos)

O que é texto?
Texto são palavras citadas para demonstrar alguma coisa, ou seja é toda construção cultural que adquire um significado devido a um sistema de códigos e convenções: um romance , uma carta, uma palestra, um quadro, uma foto, uma tabela são atualizações desses sistemas de significados , podendo ser interpretadas como textos.
O significado de um texto não se limita ao que apenas está nele; seu significado resulta na intersecção com outros. Assim, a intertextualidade refere-se às relações entre os diferentes textos que permitem que um texto derive seus significados de outros.

Do que depende a comprensão de um texto?
A compreensão de um texto depende do decodificador (leitor) ou seja depende da cultura , da história, do meio social do leitor. Não se trata simplesmente se extrair informações da escrita, decodificando-a letra por letra , palavra por palavra . Trata-se de uma compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. Qualquer leitor experiente que conseguir analisar sua própria leitura constatará que a decodificação é apenas um dos procedimentos que utiliza quando se lê.

Um comentário:

Cid disse...

Não foi possível visualizar os arquivos. Abraços.