quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Avaliação Final - ANALISE DE ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA - Leonilda Picolo


Obra de Arte Tropical - 1917
Anita Mafaltti


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE JALES
CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Dirigente Regional de Ensino: Marlene Medaglia C. Jacomassi.
Supervisora de Ensino: Maria Aparecida Sanches Cardoso Neves
ATP de Língua Portuguesa: Tamar Naline Shumiski
Aluna Profª Leonilda Aparecida da Silva Picolo.
AVALIAÇÃO FINAL – ANÁLISE DE PROPOSTA DE ATIVDADES DE LEITURA E ESCRITA

Disciplina:Educação Artística e Geografia
Série: 6º - Ensino Fundamental

PROPOSTA DE LEITURA

01) Fazer um questionamento junto aos alunos sobre a artista e sua obra. Fazer uma análise fomal e informal sobre a obra Tropical de Anita Mafaltti,analisar o que está explicito e implicito respondendo as perguntas abaixo. Quais as cores que mais aparecem na obra? São cores quentes, cores frias, neutras? Existem sombras? Aparecem formas geométricas? As linhas, são grossas, finas, curvas, quebradas, retas? Aparecem em grande quantidade na horizontal, na vertical ou inclinada? O que está em 1º plano? O que vemos no fundo da obra? Quais sensações despreta em você esta obra de arte? O que esta pessoa representa? Qual idade, profissão, é alegre, triste?


Ao analisarmos uma obra de Arte checamos várias informações, onde podemos explorar nas diversas áreas de conhecimento o contexto cultural existente na obra e sua representação.
Em Educação Artística podemos explorar o contexto histórico, expressões corporais em jogos teatrais, os sons na musicalidade, análise formal (objetiva) e análise interpretativa (subjetiva).

capacidade de leitura

-Ativação do conhecimento prévio;
-Checagem de hipótese;
-Inferências de informaçõeslocais e grobais;
-Leitura da obra e levantamento de hipótese;
-Localização de informação explicita e implicita;
-Apreciação dos valores ético e político;
-Percepção de intertextualidade no contexto;

Proposta de atividade (escrita)

O trabalho será desenvolvido por etapas explorando os signos verbais e não verbais:
1-Analise oral coletiva;
2-Escrever a análise da leitura da obra;
3-Fazer a releitura da obra;

Morena Tropicana
Alceu Valença

Composição: Indisponível


Da manga rosa
Quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti juá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá...

Pele macia
Ai! carne de cajú
Saliva doce
Doce mel
Mel de uruçu...

Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vem me desfrutar
Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vou te desfrutar...

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Da manga rosa
Quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti juá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá...

Pele macia
Ai! carne de caju
Saliva dôce
Dôce mel
Mel de uruçu...

Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vou te desfrutar
Linda morena
Fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana
Vem me desfrutar...

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Morena Tropicana
Eu quero teu sabor
Ai, ai, ioiô, ioiô...(2x)

Morena Tropicana!...

Capacidade de Escrita

Conteúdo: linguagem musical "Morena Tropicana"
gênero em questão: análise escrita da obra contextualizando-a com a música;
análise da linguagem musical cotidiana e metafórica;
Elementos do contexto de produção: alunos,comunidade;

Proposta de leitura

1- Ler a música e elencar o possível assunto;
2- Relacionar a letra da música com a obra e verificar se houve intertextualidade;
3- Identificar e relacionar a letra da música e os frutos existente na obra;
4- Observar a obra "Tropical" de Anita Mafaltti e encontrar relações com a matemática;
5-Ler a biografia da artísta Anita Mafaltti e identificar relações no contexto cultural externo e em seu país de origem (Brasil)especialmente na agricultura;
6- Pesquisar a localização geografica relacionada com o período e local representado na obra e na música.

Capacidades desenvolvidas

A- Na primeira questão, as capacidades de leitura e escrita desenvolvidas são:levantamento do conhecimento prévio e levantamento de hipóteses,permitindo envolver a descoberta dos principais fenônemos naturais implicito na obra e na música com a produção de textos;
-1 Capacidade elencada a partir da experiência do leitor;
-2 Na leitura desenvolve a percepção das linguagens verbais e não verbais;
B- Na segunda questão, a checagem de hipóteses desenvolvidas na capacidade de leitura visual e oral,dando que a propósta solicita a leitura da música e da obra, e após te-la desenvolvida é que se checa os resultados, e se elas se confirmam;

C- Terceira questão,as capacidades desenvolvidas foram: informação e a inferência na saúde e qualidade de vida, onde o leitor a partir dos elementos presentes na música e obra, pudessem compreender e perceber relações entre elas;

D- Na quarta questão as capacidades de leitura desenvolvidas são: levantamento de hípoteses a partir dos elementos presentes na obra, inferências onde o leitor necessita buscar informações explicitas no segundo e terceiro plano da obra para visualisar linhas paralelas, ângulos agudos e obtusos;

E- A quinta e sexta questão as capacidades desenvolvidas foram as localizaçôes geográficas, as produções agrícola no ramo de frutas e a comparação com a região,local onde os aluno residem, presente como necessidade natural a apreciação dos valores éticos e políticos;

Profª Aluna Leonilda Aparecida da s. Picolo

A natureza é sábia.Sábia abundante e paciente. Sábia porque traz em si o mistério da vida, da reprodução, da interação perfeita e equilibrada entre seus elementos.Abundante em sua diversidade...
(autor desconhecido)

Um comentário:

Tamara disse...

Professoras, parabéns pelo resultado apresentado na finalização das atividades do curso e pelo envolvimento e interesse. Abs, Cid e Tamar.