quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Avaliação final - RELATO COMENTADO - Maria de Lourdes Assunção Dyna

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JALES
CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Supervisora : Maria Aparecida S. C. Neves
ATP: Tamar Naline Shumiski
Avaliação final - REALATO COMENTADO
Aluna-professora : Maria de Lourdes Assunção Dyna




RELATO COMENTADO DOS TEXTOS ABAIXO:
1-SE UM VIAJANTE NUMA NOITE DE INVERNO (ITALO CALVINO)


Trata-se de uma história cheia de mistério que se inicia numa estação ferroviária enfumaçada, mas quando o Leitor começa a se empolgar, ela se interrompe.
- Há um erro de encadernação no livro, que repete até o fim as mesmas páginas iniciais. É preciso voltar à livraria e trocar o exemplar para prosseguir a leitura. O exemplar seguinte, conta uma outra história, que tal como a primeira, se interrompe por problemas de encadernação. Nessa busca da satisfação do prazer da leitura, o Leitor enfrenta situações absurdas, personagens bizarros, vive situações cômicas e conhece uma misteriosa Leitora, por quem se apaixona.
Passei a ler o livro por curiosidade e comecei a entender a história. Achei muito original a forma como ele abordou o pretenso romance do leitor, a mulher por quem se apaixona entre cada trecho perdido de livros vários. Gostei muito da obra, e recomendo a qualquer um que esteja interessado em conhecer um bom livro.
O escritor Ítalo Calvino, mostra em seu livro o quanto é importante se entregar à leitura desse romance:" Se um viajante numa noite de inverno", relata todo um preparo para que ao iniciar a leitura o leitor não pare até que chegue ao final do livro. O leitor deverá encontrar a posição mais cômoda,e não pode ser incomodado e estar bem confortável , o importante é que relaxe e viaje através das emoções do livro. O leitor (viajante) iniciará a leitura e se sentirá ‘preso’ de tal modo que não se moverá para nada que se faça necessário.
.Ao se referir a leitura do romance podemos perceber que Ítalo Calvino, procura aguçar o estimulo das pessoas para que sintam desejo em ler o livro e fazer parte da mesma. Claro que ao ler é necessário estar preparado, Calvino passa nesse texto as técnicas para que possamos fazer uma boa leitura e ser viajantes numa noite de inverno .
A narrativa de Calvino é delicada, leve e seu olhar é sensível que percebe sempre a magia de cada momento. No entanto, ele não é um autor romântico, ingênuo. Sua escrita deixa bem clara sua crítica e posição diante dos fatos. Enfim... Inúmeras situações do cotidiano tratadas com humor e delicadeza. Realmente um livro imperdível para ler e reler sempre.
O texto é concebido como um sistema aberto, em que podem ser relacionadas realidades múltiplas, através de uma série de conexões, variáveis de acordo com o contexto referencial que se utilize, formando redes de sentido em permanente deslocamento. Esse conceito influencia as narrativas contemporâneas e é característica marcante do livro de Calvino.


2-O MILAGRE BASILEIRO - FAUSTO BORIS

Assuntos abordados na obra:
Brasil: Economia Brasileira. História. Ciências Sociais.O Milagre Brasileiro. Economia e Política Brasileira na Década de 70. Rússia, China e Japão. Transamazônica. Terrorismo
.
O período denominado " O Milagre Brasileiro " se estendeu de 1969 a 1973, foi uma combinação do crescimento econômico extraordinário com taxas de inflação baixíssimas. A política econômica de Delfim tinha o propósito de em fazer crescer o bolo para depois distribuí-lo.
O que pareceu um "Milagre" , não durou muito porque os que estavam a frente se beneficiaram com a situação, enquanto que os menos favorecidos, os trabalhadores de baixa qualificação tiveram seus salários comprimidos e os programas sociais foram esquecidos pelo Estado. O Brasil se destaca no contexto mundial pelo seu potencial industrial e ao mesmo tempo , por indicadores baixos de saúde , educação e habitação que mede a qualidade de vida do povo.
Mas , "O Milagre" teve seu aspécto positivo, pois a partir dele os países em desenvolvimento aproveitaram para tomar empréstimos externos. Ao lado dos empréstimos , cresceu no Brasil o investimento do capital extrangeiro ( a indústria automobilística ). Houve também crescimento no comércio exterior e com isso foi sustentado o crescimento econômico brasileiro.
Mas no que diz respeito a "natureza" e "meio ambiente", nenhum momento foi considerado, se preocupando apenas com os lucros altos, predominando assim o "capitalismo selvagem"(desigualdades sociais vitimando
o povo e a natureza).


3-PODEMOS CONHECER O UNIVERSO? REFLEXÕES SOBRE UM GRÃO DE SAL. (CARL SAGAN)

Podemos comprender realmente o Universo à nossa volta?
Algumas vezes, colocamos esta questão e aguardamos uma resposta negativa, que um dia o Universo possa ser conhecido em tudo. E em outras vezes a ciência é capaz de explicar grandes e pequenos acontecimentos, por meio de experimentação e questionamentos. É muito difícil compreender o universo, entretanto, não é impossível, para tanto, só seria possível compreendê-lo se houvesse regularidade no funcionamento das coisas, e as coisas funcionam ordenadamente, independente do tamanho, a análise feita deve ser a mesma em um grão de sal, e /ou numa molécula de água ou ainda da nossa massa corporal.
Pense na composição de um grão de sal, para fazer uma apreciação modesta de sua formação é necessário conhecer a natureza das forças existente entre os átomos. _ Como podemos conhecer o Universo por completo, que é tão vasto, se desconhecemos os mistérios de um grão de sal? Podemos sim, formular hipóteses para compreender uma parcela dos eventos ocorridos na imensidão do Universo. E se existe tanto a ser estudado num grão de sal, imagine no Universo.
De uma forma bem objetiva o Universo é constituído por Deus, Espírito e matéria. Espírito somos nós e a matéria é representada pelas diversas formas de manifestação do Fluido Cósmico Universal. Não seria Deus uma energia cósmica universal que sempre existiu como o Universo, e nós um pedacinho desta energia?

Nenhum comentário: