terça-feira, 9 de outubro de 2007

Avaliação do módulo 1-Maria de Lourdes Assunção Dyna.

DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO DE JALES
CURSO DE ATUALIZAÇÃO
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LEITURA E ESCRITA NAS
DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO
Supervisora : Maria Aparecida S. C. Neves
ATP: Tamar Naline Shumiski
Avaliação das atividades do primeiro mês do curso
Aluna -professora : Maria Dyna

Eu acredito que os objetivos desta primeira unidade, organizados em torno das práticas de leitura e escrita de perfis pessoais , expressão de opinião , depoimento, debate , apresentação para transação comercial e formulários, foram alcançados, nas atividades desenvolvidas , pois houve troca de informações a longa distância , as propostas foram interessantes , de grande valia e proveito . Os objetivos foram atingidos . No início tive dificuldades em desenvolver as atividades , as tarefas , mas estudando, pesquisando, com a ajuda dos colegas , dos monitores que sempre estiveram presentes, nos incentivando e nos dando forças para que não desitíssemos do curso por causa das dificuldades encontradas no mundo virtual.
Sobre o compartilhamento das experiências de leitura e escrita de diversos autores e de colegas no ambiente virtual foram apresentados relatos diversificados, trocas de experiências que me enriqueceu quanto aos conteúdos. Hoje já estou mais segura .
Minha experiência de criação , produção e interação no blog no início foi difícil , pois nada conhecia de informática. Agora já posso acessar sem dificuldades , estou pronta para aprender mais e contribuir com a prática de ensino , acompanhando a evolução da informatização e oferecer aos alunos um bom aprendizado.
Ocorreram mudanças de conceitos em meus conhecimentos sobre gêneros discursivos , pois a linguagem é um dos instrumentos na construção do conhecimento e formação do indivíduo e capacidade de leitura e escrita transforma a atividade humana e são considerados essenciais para construção do conhecimento e o desenvolvimento cognitivo e transformador social e psicológico do ser humano. Adquirimos conhecimentos , novos horizontes foram abertos e nosso trabalho mais produtivo.
A exploração dos conceitos de esfera atividades e de gênero do discurso podem interferir nas atividades de leitura e escrita . Através desta exploração que distinguimos os textos e os gêneros e como trabalhar os mesmos , analisando, estudando os aspectos de conteúdos existentes ; vivências diária dos alunos ( modo de agir e interagir com o grupo).
As situações pedagógicas oferecidas aos alunos em minha escola são amplas e diversificadas; assistência , aulas expositivas e dialogadas , leituras dirigidas em classe, extra-
classe , biblioteca com um bom acervo e espaço para os alunos, teatros exposição de seminários, relatórios , fichas de leitura, entrevistas, resumo de textos , reportagens, concurso de poesias, concurso de paródias, músicas etc.
Estou feliz por estar participando do curso.

Nenhum comentário: