domingo, 28 de outubro de 2007

VERBETES- 5 palavras

VERBETE: EXERCÍCIO
exercício e.xer.cí.ciosm (lat exercitiu) 1 Ato de exercitar ou exercer. 2 Qualquer atividade efetuada ou praticada com o fim de desenvolver ou melhorar um poder ou habilidade específicos. 3 Atividade corporal com o fim de desenvolver e manter a aptidão física. 4 Ação ou série de ações corporais, ideadas e prescritas para prática regular ou repetida como meio de ganhar força, destreza, agilidade ou competência geral em algum campo de atividade. 5 Aquilo com que se exercitam as faculdades físicas e intelectuais. 6 Pedag Composição, estudo, teórico ou prático, de memória ou por escrito, com que os alunos se desenvolvem no conhecimento de uma matéria. 7 Prática. 8 Desempenho de um cargo, um emprego ou ocupação profissional. 9 Recreio, distração, passatempo. 10 Mil Movimento regular, manobra de qualquer companhia, corpo, esquadrão etc. 11 Período de tempo limitado por dois balanços sucessivos de uma administração, ou entre dois orçamentos da receita e despesa pública: 12. E. aeróbico, Esp: qualquer exercício físico ritmado e que exige alto consumo de oxigênio, como caminhada, natação ou ciclismo. 13E. de Marte: a guerra, os combates.14 E. financeiro: o mesmo que exercício, acepção 15 E. espirituais: práticas de devoção.

VERBETE: MATÉRIA
matéria ma.té.riasf (lat materia) 1 Aquilo de que os corpos físicos são compostos; a substância constituinte. 2 Fís Aquilo que ocupa o espaço; o conteúdo em contraposição à forma.. 5 Substância física ou corpórea, em geral sólida, líquida ou gasosa, distinta dos fenômenos incorpóreos, tais como espírito e alma, qualidades, ações etc. 6 Filos A substância primordial indeterminada que, quando recebe uma forma, se torna um fenômeno ou objeto. 7 Material preparado ou selecionado para qualquer fim. 8 Aquilo de que trata um livro, discurso, ação jurídica etc. 9 Tema de uma discussão, argumento, exposição etc.; assunto. 10 Conteúdo sobre que versa uma disciplina.. 11 Dir Tudo o que constitui ou pode constituir objeto de estudo ou indagação em questões forenses ou administrativas, ou motivo de ação.12 M. médica: a) conjunto de todas as substâncias aplicáveis às doenças; b) parte da Medicina que trata dos medicamentos.13 M. paga: notícia ou artigo, cuja inserção num jornal ou revista é feita mediante pagamento.14 M.-prima: matéria bruta ou pouco elaborada com que se fabrica alguma coisa.15 M. sumária: contestações que a lei determina e que, por serem urgentes e de pouca importância, exigem resolução pronta e imediata.

VERBETE: EXPRESSÃO expressão ex.pres.sãosf (lat expressione) 1 Ato ou efeito de exprimir. 2 Ato ou efeito de espremer. 3 Manifestação do pensamento. 4 Maneira de exteriorizar pensamentos, comoções e sentimentos. 5 Aspecto facial, determinado pelo estado físico ou emocional. 6 Manifestação. 7 Representação animada de sentimento. 8 Personificação. 9 Caráter. 10 Significação. 11 Mat Representação algébrica do valor de uma quantidade.

VERBETE: SUPERFÍCIE
superfície su.per.fí.ciesf (lat superficie) 1 Extensão expressa em duas dimensões: comprimento e largura. 2 A parte exterior ou face dos extensão de uma área limitada.3 S. cilíndrica: superfície gerada por uma reta que se move, conservando-se paralela a uma direção dada e apoiando-se constantemente sobre uma linha fixa (Maeder). S. de nível: superfície equipotencial de um campo de forças.4 S. de onda: superfície que num dado instante contenha partículas do meio na mesma fase de vibração.5 S. de revolução, Mat: a gerada pela rotação de uma linha em torno de uma reta fixa, à qual ela se acha invariavelmente ligada (Maeder). S. desenvolvível, Mat: a que, suposta flexível mas inextensível, pode ser estendida sobre um plano sem dobras nem rupturas (Maeder). S. empenhada: a do polígono cujos lados não estão no mesmo plano. S. equipotencial: o lugar dos pontos em que o potencial assume o mesmo valor. S. esférica, Mat: lugar geométrico dos pontos do espaço eqüidistantes de um ponto fixo (Maeder). S. piezométrica: a superfície imaginária a que sobe a água subterrânea sob pressão hidrostática em poços ou fontes; nível hidrostático. S. plana: superfície sobre a qual se pode aplicar uma linha reta em todos os sentidos ou direções. S. planificável: a que se pode desenvolver em um plano. S. poliédrica: a formada por polígonos planos, tendo dois a dois um lado comum, que se dizem respectivamente faces e arestas. S. regulada ou retilínea, Mat: a que tem como geratriz uma reta (Maeder). S. reversa, Mat: a que, suposta flexível mas inextensível, não pode ser estendida sobre um plano sem dobras nem rupturas (Maeder). S. toroidal: a que se obtém fazendo girar uma circunferência em volta de uma reta externa a ela, mas situada em seu plano (ex: a câmara-de-ar). Conhecer na (ou pela) superfície: ter apenas algumas idéias ou noções esparsas de um assunto.

VERBETE: LEI-do Lat. leg s. f., norma de carácter imperativo, imposta ao homem, que governa a sua acção e que implica obrigação de obediência e sanção da transgressão (lei positiva);preceito ou conjunto de preceitos obrigatórios que emanam da autoridade soberana de uma sociedade, do poder legislativo;conjunto das regras jurídicas estabelecidas pelo legislador;preceito ou norma de direito moral;norma social;regra;preceito que exprime a vontade de Deus, da divindade;religião;domínio imposto pela conquista;ordem que se impõe;axiomas fundamentais que garantem o valor lógico do pensamento;normas que prescrevem as condições do belo, da perfeição estética;fórmula que enuncia uma relação invariável, constante e mensurável entre fenómenos ou entre as fases do mesmo fenómeno (lei científica);por ext. princípio essencial e constante, decorrente da natureza das coisas, que se impõe aos homens pelo seu carácter de necessidade (lei natural).

Nenhum comentário: