Em minha área de conhecimentos e nas minhas aulas circulam os diversos gêneros orais e escritos como: contos, fábulas, lendas, narrativas, romances, contos, crónicas literárias, notícias ,reportagens,resenhas, editoriais,texto expositivo (livro didático), exposição oral, seminários, resenhas, resumos etc. Alguns dos meus alunos sentem muitas dificuldades nos gêneros : crônicas literárias, diálogos argumentativos,textos dissertativos, textos jornalísticos,etc. Na verdade eles não sabem distinguir um gênero do outro.
Fiz um questionário formulado sobre
cinco diferentes gêneros de textos, o qual foi fundamentado na experiência do dia a-
dia e em pesquisas junto a livros e artigos de renomados educadores, pedagogos e especialistas em letramento. Os resultados revelaram que as crianças
gostam do aspecto lúdico das histórias em quadrinhos, da fantasia das narrativas,
do falar poético e dedicam menos atenção aos textos dissertativos , textos jornalísticos, conteúdo informativo e /ou
instrucional. Deduz-se que, conhecido o universo literário que encanta os alunos, o
professor e a escola têm em mãos instrumentos suficientes para transformar seus
alunos em leitores atentos, conscientes, aptos a refletir sobre o seu próprio saber,
e, principalmente, a ler com prazer.
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